Monday, February 16, 2009

Início do segundo ato

(tenham paciência e leiam tudinho!)


Entonces, meninas, estou voltando aos pouquinhos. Saí de férias e voltei com ainda mais preguiça (se é que isso é possível), mas esse não foi o principal motivo para ter dado uma pausa no brechó. Aconteceram algumas coisas por aqui e que me abateram muito.

A Jana, queridíssima, comprou uma blusa que chegou puída na região da gola e me escreveu toda ressabiada a respeito. Fiquei arrasada e mandei um email com a única explicação que me parecia plausível no momento:

“normalmente quando experimento as roupas para fotografar procuro todas essas falhas para mostrar no blog. vc já deve ter visto como eu faço isso. fotografei um furinho numa bata verde que deve ter sido feito pela minha gata e ainda hj está publicada uma foto da blusa de joaninha com defeito no bordado. eu faço questão de ser o mais acurada possível na descrição das peças, já que estou vendendo algumas muito usadas e outras ainda com etiqueta. o seu vestido cinza de linha, por exemplo, só foi usado uma vez, dentro de casa.

quando experimentei essa blusa, realmente não notei nada disso. a única coisa que posso imaginar é que esse desgaste tenha acontecido quando coloquei a blusa na máquina de lavar pela última vez. eu sempre lavo as peças depois de fotografá-las, é tipo meu adeus simbólico de que elas não serão mais usadas por mim.

peço mil desculpas e vou tentar compensá-la na próxima vez.”

Bem, a Jana continuou confiando em mim e na compra seguinte levou de brinde uma blusa novinha da Zara, ainda com etiqueta, e comprada especialmente para ela. Era o mínimo que eu podia fazer.

A Alynne comprou um vestido novinho da Checklist, ainda com etiqueta, e estava doida pra usar no aniversário, mas eu atrasei o envio por causa das minhas férias. Mandei por sedex assim que voltei, sem cobrar nada... e não é que o vestido estava descosturado na frente? Fiquei BESTA, porque ele realmente nunca tinha sido usado e eu também não percebi nada de errado durante as fotografias. Dessa vez não havia nada que eu pudesse fazer a não ser me desculpar. DESCULPA, ALYNNE (mais uma vez)!

Por fim, a Penha. Penha comprou três blusas, uma novinha em folha e duas usadas. Como ela mora no Rio, pediu para buscar na minha casa. Depois ela mudou de idéia e me pediu para levar as blusas na casa de amiga que mora no mesmo bairro. E lá fui eu, à caminho do aeroporto na minha primeira semana de férias, deixar as blusas na casa da tal amiga. Quando voltei de viagem, encontrei as blusas na minha portaria com a seguinte cartinha, que transcrevo aqui ipsi literis:

“Joana,

Estou te devolvendo as blusas amarela e branca, sinceramente as blusas estão em péssimo estado, a amarela sem cor e a branca encardida, sem contar que as blusas vieram cheias de pêlos, suponho que seja de seus gatos, muitos pêlos, como você mesma vai poder constatar, fiquei decepcionada...


Ia devolver a azul também, mas aí meu prejuízo ia ser maior, tendo em vista que ela está em excelente estado. É as aparências enganam, me iludi com se blog, bem articulado, sofisticado com roupas belíssimas... Mas que falta de respeito com o cliente, não é porque compro em brechó que uso roupas surradas, não venha me dizer que por isso colocou barato, barato uma ova! Estava no preço por uma blusa usada, usada não é surrada, mal conservada... em brechó se usam termos como muito usada, usadinha, usei bastante, que não foi o seu caso, inclusive a amarela você disse que era só por que implicava com o tamanho dela, se usasse termos assim daria para ter idéia que é MUITO usada. A sua estava sem cor, cheia de bolinhas em baixo do braço... e a branca encardida. Eu tenho um blog e roupas nesse estado, eu não tenho roupas assim, mas se tivesse JAMAIS venderia. Antes de te devolver já tirei fotos pra provar tudo que eu estou falando, há algum tempo venho comprando em brechós e nunca me acpnteceu isso, entra no bazar do Tita e lê o que os clientes dizem dela, e aprenda como um cliente deve ser tratado. A primeira reação quando vi as blusas foi jogar fora de tanta raiva que fiquei... minhaamiga que as recebeu, me avisou, ta cheia de cabelo, mas já veio assim, quando fui ver, era pêlo, pêlo de gato, parece que vc colocou os gatos pra dormir na roupa... que falta de consideração... pra piorar a situação sou alérgica a pêlos de bicho... depois que pensei bem resolvi te devolver... Pra vender roupas nesses estado, suponho que você deve estar precisando muito, se Deus quiser esse dinheiro não vai me fazer falta. Faça o que sua consciência mandar, me ignore, me xingue, me responda com desaforos, ofereça-me outra peça ou quem sabe, acho improvável, devolva meu dinheiro... minha postura daqui pra frente vai depender da sua resposta.

Um cliente satisfeito traz um, dois clientes no máximo...enquanto que UM cliente INSASTIFEITO afasta dez, vinte futuros clientes.

Penha Hermes”

Vamos lá, Penha. Demorei cinco meses para responder de tão abalada que fiquei (sério), mas respondo aqui em público, para que todas as pessoas que acompanham este blog possam ler.

1- Não preciso aprender como um cliente precisa ser tratado porque isso aqui NÃO é um negócio. Eu tenho uma profissão que adoro e me realiza e o brechó é apenas o meio que encontrei para trabalhar meu consumo de uma maneira razoavelmente sustentável. Trato todas as pessoas que conheço com cortesia e respeito e encaro as meninas que compram aqui como parceiras nesse prazer que é a moda – não como clientes.

2- Como disse no meu email para a Jana, tento ser o mais acurada possível na descrição das roupas aqui. A própria Jana comprou uma saia que eu fiz questão de dizer que estava USADA, assim, em letras maiúsculas. Assim, a blusa azul não estava em “excelente estado”, ela estava NOVA. As outras duas estavam usadas sim e os posts dizem isso. Você não precisa tirar “fotos para provar”, porque as fotos estão aqui no blog ou no Picasa. É só clicar que a imagem abre num tamanho bem maior. Só para esclarecer, a blusa amarela não está sem cor, ela É daquela cor: um amarelo pastel ligeiramente esverdeado. E a blusa branca NÃO está encardida, ela apenas não é mais branca como uma blusa que acabou de sair da loja e isso é óbvio.

3- Em uma coisa eu te dou razão e peço desculpas: os pêlos de gato. Quem tem gato em casa sabe a tragédia que é. Vendi um vestido preto no brechó, já não me lembro mais para quem, que eu sabia que estava CHEIO de pêlos após ter saído da máquina de lavar, mas eu não conseguia encontrar meu rolinho adesivo em lugar nenhum! Foi assim mesmo, acompanhado de um baita pedido de desculpas. Imagino que as blusas tivessem pêlos, mas TENHO CERTEZA que não era nem de longe parecido com a cena que vc descreveu.

4- Por fim, a questão do dinheiro. Não devolvi porque está escrito ali do lado: "devolução? Infelizmente não existe essa possibilidade". Esse é um acordo tácito que vc aceita ao realizar a compra. Infelizmente você optou por devolver as blusas; não há nada que eu possa fazer a respeito.

Meninas, por conta disso, estou suspendendo a venda de peças que me pareçam usadas e que possam dar margem a esse tipo de mal-entendido. Não sei bem como o brechó vai funcionar daqui por diante, afinal um brechó, por definição, se dispõe a vender peças usadas! Mas enfim, é bom estar de volta!

Tenham mais um pouquinho de paciência que verei todos os pedidos postados nos últimos meses em ordem cronológica!

Saudades de todas vocês!

8 comments:

Paulinha said...

Seja bem vinda, Joana!!!
beijo

SALTO DE AGULHA said...

Até q emfim vc apareceu!!!!! uma pena que vc não estava quando fui lá no seu prédio, bom saber que vc voltou... essa é a sua visão da história, que favorece vc é claro, vc disse que ficou abalada, (MUito), porque? se vc estava com razão... não entendi...seu único deslize foram os pelos de gato... a blusa era verde claro,pastel... verde claro uma ova! cheia de bolinhas, surrada, a branca deus me livre! se vc não sabe o que é encardida,deve estar acostumada a usar roupa encardida, encardida sim!!!! as fotos que eu me referi eram muuuuuito diferentes da sua, fotos que tirei com closes, provando o que eu estava falando, as suas meu bem, nem de longe pareciam os trapos q vc mandou!!!! ficaram no meu blog até um dia desses... mas só agora vc apareceu... justamente quando eu sumi... e tirei as fotos, limpei o blog, sumi, mas não to morta! quanto a devolução do dinheiro, graças a deus não me fez falta!!!! No meu blog não tem roupas de marca, caras , etc... mas duvido, que eu tenha tido algum tipo de problema de vender trapos, quanto a quem continua comprando com vc, com certeza não vai ter mais problemas, pois eu fui a unica que reclamei publicamente, as pessoas tem medo de falar, ser grossa, blá blá blá....sinceramente, eu já tinha até me esquecido de vc e sua cara de pau, espero que tenha jogado aqueles trapos fora, aproveitou os 35,00? se não, enfia lá aonde não pega sol... me esquece!!!vai se catar sua burguesinha de meia tijela!!!

Unknown said...

nossa quanta agressividade vindo dessa infeliz chamada PENHA. deusmelivre fazer negócio com essa louca.

JJ said...

pois é, ela está fazendo a própria propaganda negativa...

SALTO DE AGULHA said...

até parece q ninguém sabe que jujubetee é vc joana, que coisa mais infantil.... ah! quase me esqueço infeliz é vc. pobre de espírito!

Unknown said...

além de louca, tem mania de perseguição haha meu nome é juliana e achei você muito grossa, penha. essa história toda podia ter outro desfecho se você tivesse educação. se eu fosse a joana mandaria uma peça de roupa toda cagada pra você.

JJ said...

OI, GALERA! vamos parar com isso que meu blog não é a casa da mãe joana! (rá!)

juliana: agradeço seu apoio, mas se quiser chochar desse jeito, coloca o seu profile verdadeiro para que a gente saiba quem vc é. só dizer "meu nome é juliana" não é garantia de nada.

penha: me esquece. não acompanhe meu blog, não deixe comentários, vai viver sua vida, cara... tudo isso é muito desperdício de energia! tudo que eu tinha pra te falar já foi dito aqui, mas mais um pouquinho ainda vai ser publicado no controle de qualidade dos brechós.

quer saber? vou transformar isso num post.

SALTO DE AGULHA said...

Tá ficando divertido isso aqui, heim!!!! Eu não acompanho seu blog!!! tenho coisa mais importante pra fazer, pessoas que gostam de mim , que me avisaram e me deu vontade de responder.... e quanto essa puxasaco de meia tijela.. kkkkkkkkkkk bem feito!!! ativa teu perfil que falo contigo diretamente. bjos pra minha amigas e inimigas também! porque não? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk